sexta-feira, 28 de março de 2014

FUTEBOL BRASILEIRO.

Uma das coisas mais fascinantes, porem intrigantes no meu ponto de vista é o futebol. Por muito tempo da minha vida fui a estádios de futebol, com uma alegria imensa. Hoje se me convidarem, tenho convicção que minha resposta é não.

Somos criados desde cedo a gostar de futebol. Gosto e acompanho sobre o tema. Porem com o tempo, vamos ficando desgostosos por métodos nada ortodoxos de nosso futebol brasileiro. Tenho uma simpatia muito grande pelo futebol Europeu. “nossa que coxinha”. Se isso é ser coxinha, ok.  Estádios da Itália, Alemanha, Espanha e Inglaterra desfilam os melhores jogadores de todo o mundo. Tem mais Dinheiro para investir em jogadores, claro, porque são mais organizados. Repatriamos vários ex-jogadores, que de fato menciono com ex, pois já estão com a vida ganha. Desfilam em nossos gramados Ronaldinho Gaucho, Lucio, Luis Fabiano que na maioria das vezes, jogam sem qualquer comprometimento. Se perdeu: “ok estou com minha vida feita”. O único que realmente que jogou sério, no meu ponto de vista foi Sedorff.
Conheço o argumento bem antigo de que o Campeonato Nacional é o mais disputado, por isso é mais emocionante. Não concordo. Qualquer time grande Brasileiro, seria considerado mediano fora. E não se engane por achar que seu time ganhou a final do mundial, que de fato ele é o melhor. Os caras jogam uma Champions League entre os melhores. Se enfrentam entre si. E sem querer tirar o mérito da Libertadores, enfrentamos verdadeiras babas. Por isso dividimos os títulos entre Argentinos e Brasileiros sempre.

Considero times grandes Brasileiros apenas São Paulo, Corinthians, Cruzeiro, Inter,e Grêmio. Santos pela ótima Gestão e História, também se encaixa nesse perfil. Flamengo somente pela historia. O resto é comum. Vivem em uma montanha russa constante. Em um ano estão disputando titulo. No outro estão sendo rebaixados. Não conseguem manter um parâmetro.

Falar de futebol é complicado, existe paixão envolvida. E onde se encontra paixão em excesso prede-se a razão. Portanto, cada um tem uma visão diferente sobre o tema. O meu é esse e ponto. Pode ser que um dia mude minha opinião, que não é o caso hoje.


Não é difícil padronizar nosso nível de futebol nacional ao modelo Europeu. Clubes sendo geridos como empresas. Confederação cuidando apenas da seleção e não do campeonato. Reorganizar o calendário. Coisas que no meu ponto de vista são fáceis de resolver, vão se arrastando por anos. 


quinta-feira, 27 de março de 2014

FUTEBOLZINHO DE FIM DE SEMANA, PORQUE NÃO?

Venho através dessas lindas e prazerosas palavras a respeito do FUTEBOL VARZEA SEMANAL. Sabemos que nos homens, cultivamos o habito de jogar a famosa PELADA, parecendo final de CHAMPIONS LEAGUE. Portanto se atente aos fatos reais (pra vocês mulheres também) que um jogo sem qualquer significado, pode se transformar um campo de socyate, cheio de gente ruim de bola, em uma verdadeira LABOMBONEIRA.

Nos homens, assim como vocês mulheres temos nossos rituais antes do jogo. Meião, Gelol, tornozeleira, dorflex e afins. Assim como vocês se maqueiam, nos produzimos para essas horas. Uns levam até caneleira (sim, tem quem faça isso) outros jogam estilo Kubanacam, descalço, estilo muleke piranha.

O importante que devemos ressaltar é o que pode e o que não pode. Existem regras HETEROS que devemos utiliza-las de forma acintosa. Falta é falta, não queira ser o juiz do jogo.  PORTANTO siga e seja feliz;

LIBERADO

- DRIBLE
- DRIBLE HUMILHANTE, COM DIREITO A GRITOS DA TORCIDA
- DRIBLE
- CHAPEU, SE POSSIVEL DO PIOR JOGADOR DE FORMA ACIDENTAL
- ARRUMAR DESCULPA QUANDO ERRA PASSA “NOSSA MINHA CHUTEIRA’’ “SE VIU O VENTO?’’
- XINGAR O AMIGO, RESPEITOSAMENTE
- AGRADECER AQUELE SEU PARÇA FOMINHA POR NÃO TER TOCADO A BOLA

NEGADO

- SE FOR CONVIDADO, APENAS UM CONSELHO, FIQUE QUIETO
- SE FOR CONVIDADO DO CONVIDADO, ESPERE ALGUEM TE CHAMAR PARA IR PARA O GOL
- TOMOU CHAPÉU, NÃO COLOCA MÃO NA BOLA NÃO FERA
- FOI NO GOL E TOMOU FRANGO , FICA MAIS UM E ACHA QUE TA BOM
- TOMOU OUTRO FRANGO, CONTINUA AI FERA
- CORTE ESTILO NEYMAR
- JOGAR SEM CAMISA, ENXARCAR DE SUOR O COLETE E ENTREGAR PRO PROXIMO TIME, (ENTENDEMOS QUE FUTEBOL É COISA DE HETERO, MAIS FALTA DE HIGIENE VALE PARA TODOS)

Após o apito final (ou quando o dono do campo apagar as luzes), fim de treino. Essa é a hora da RISADA, comentar lances bizarros tomando uma aguinha. Caso você já for tiozão ta liberado a CINTRA, já que TIO ta quase enfartando, nada melhor que uma gelada pra ver se volta ao normal.


Isso varia muito com a rapaziada que você joga. Toda pelada tem seu Adriano cachaceiro, tem seu Perdigão fora de forma, tem seu Obina caneludo... Enfim divirta-se, e nesse momento ache que você é o novo Zinedine Zidane.